21 de Abril, Execução de Tiradentes

Jose da Silva Xavier nasceu na capitania das Minas Gerais em novembro de 1746, tendo exercido diversos ofícios, dentre eles o de “dentista amador”, o que lhe rendeu o apelido de “Tiradentes”.

A inconfidência mineira, da qual Tiradentes tomou parte, foi um movimento organizado pela elite mineira contra o domínio português.

O pintor modernista brasileiro, Alberto da Veiga Guignard, com todo seu lirismo e candura, pintou uma única obra histórica em sua vida, “Execução de Tiradentes”, em 1961 para presentear o então, Presidente da Republica, Juscelino Kubitschek.

Munido de um sentimento poético, trouxe para sua obra a figura de Tiradentes, misturando o mito e a história, o ouro e o barroco, síntese da poética patriótica de um povo.

Tiradentes foi enforcado no largo da Lampadosa, no Rio, tendo sido posteriormente sua cabeça exposta em Vila Rica, em Praça Pública.

Guignard, portanto, mescla em sua tela a paisagem da terra ferruginosa das Minas Gerais, o Pico do Itacolomi e a Baia de Guanabara.

A composição é solene e monumental.

 

 


Mais acessados

Marta Fadel é colecionadora de arte e advogada atuante nas áreas de direito empresarial e tributária com especialização em Processo Civil, Civil e Empresarial.

É membro conselho da OAB/RJ, exerce os cargo de diretora Curadora do Instituto Cultural Sérgio Fadel, membro do Conselho deliberativo do MASP, Membro conselho do MAM/RJ, Amigos da Pinacoteca e conselheira do Prêmio Pipa de artes plásticas no ano de sua fundação.

Siga-me

Principais artigos

Newsletter

categorias

Edit Template

© 2025 – Marta Sahione Fadel – Desenvolvido por Boost