Bondade

“Maternidade em círculos”, de Belmiro de Almeida (1858-1935). Este famoso quadro, de 1908, composto integralmente por círculos e suas interseções, é como uma antevisão de diversas tendências estéticas que
se afirmariam nas artes plásticas do Brasil e do mundo pelo resto do século XX. C
rédito: Coleção Particular.

O bondoso carrega no seu alforge o espírito de solidariedade humana. O sofrimento do semelhante não se limita, não se circunscreve a ele mesmo, senão também ao bondoso.

E é na benevolência que o bondoso busca o complemento mágico de suas virtudes. Mas benevolência não se exerce para com o que lhe é superior porque se igualará a um ato inapropriado de servilismo.

É, portanto, outro o mundo ionizado da benevolência orientadora da compreensão que ajuda pelo entendimento das deficiências alheias e pela capacidade de acudir em complemento ao que ao outro falta no exercício dos deveres incumbidos.

As cores fortes predominam na composição geométrica de Belmiro de Almeida revelando-nos, entre um triângulo e dois semi-cones, a representação de uma cena de maternidade, momento maior do benfazer feminino.

O dom total de dar a vida, o amor surpreendente transformado na própria raiz da nossa existência.

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Marta Fadel é colecionadora de arte e advogada atuante nas áreas de direito empresarial e tributária com especialização em Processo Civil, Civil e Empresarial.

É membro conselho da OAB/RJ, exerce os cargo de diretora Curadora do Instituto Cultural Sérgio Fadel, membro do Conselho deliberativo do MASP, Membro conselho do MAM/RJ, Amigos da Pinacoteca e conselheira do Prêmio Pipa de artes plásticas no ano de sua fundação.

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