Diligência

“Patinhos no Lago, de Eliseu Visconti (1806-1944). Este famoso quadro de Visconti, provavelmente ainda aluno da Escola de Belas Artes, onde tinha as paisagens como tema preferido, tem uma preocupação com os detalhes das formas, um tanto recortadas, predominando sobre o conjunto. Um curioso e lindo colorido, com bastante leveza e suavidade.  Concilia os animais com a paisagem, seja em momentos da natureza, seja em instantâneos da autenticidade da rotina vida. Crédito: Coleção Particular.

A palavra Diligência vem do latim diligere e significa amar.  É a virtude que se opõe a displicência e  preguiça e define a nossa capacidade de entrega, com determinação, planejamento, disciplina e satisfação, para a realização de algo que represente o Bem.

Em ética, é a virtude de seguir um objetivo de vida e atingi-lo, com um nível de excelência, agindo com honestidade e transparência. 

O Cristianismo a adotou como uma das virtudes humanas para a prática da Bondade – outra das 7 virtudes.

A pintura de Eliseu Visconti revelando os patos, as sombras, a atmosfera, a luz e a água a se mover, transformando o lago em espelho deslumbrante é como o amor.

O amor que, na arte, foi caracterizado em alegria, tristeza, saudade, isolamento e, até mesmo, em humilhação e discriminação.

Compartilhar

Mais acessados

Marta Fadel é colecionadora de arte e advogada atuante nas áreas de direito empresarial e tributária com especialização em Processo Civil, Civil e Empresarial.

É membro conselho da OAB/RJ, exerce os cargo de diretora Curadora do Instituto Cultural Sérgio Fadel, membro do Conselho deliberativo do MASP, Membro conselho do MAM/RJ, Amigos da Pinacoteca e conselheira do Prêmio Pipa de artes plásticas no ano de sua fundação.

Siga-me

Principais artigos

Newsletter

categorias

Edit Template

© 2025 – Marta Sahione Fadel – Desenvolvido por Boost