
“Figura feminina lendo ao ar livre”, de Carlos Oswald (1882-1971). Este óleo, de 1912, representa um momento fortemente impressionista na pintura do autor, embora a sua extraordinária obra no campo da gravura tenha deixado a sua obra pictórica num compreensível, ainda que nem sempre justo, segundo plano. Crédito: Coleção Particular.
A Paciência é uma virtude que consiste em manter a calma e o equilíbrio diante das dificuldades e em saber esperar, perseverar, para alcançar o objetivo.
O homem paciente tolera a adversidade e até as injustiças, em nome de um propósito, e sabe ouvir o outro, mesmo que este lhe diga o que não deseja.
É um das 7 virtudes cristãs, característica dos sábios e dos santos, que, segundo teólogos e filósofos, todos devemos imitar.
São muitos os exemplos de representação da Paciência nas artes, mesmo porque a grande arte é fruto de trabalho paciente e dedicado dos artistas
Paciência na figura da mulher sentada, lendo um livro de Carlos Oswaldo, que nos mostra um refinamento artístico do pintor, na representação daquela figura humana para tolerarmos o aprisionamento que estamos vivendo.
A arte funciona como um amigo imaginário que pode transformar o mundo como um mágico, quando exerce seu ofício.