Presépio de Greccio – O Começo de Uma Tradição Natalina

Introdução a história do presépio:

O presente texto tem como objetivo mostrar um pouco da história da criação do primeiro presépio, feito por São Francisco de Assis. Esse espírito de luz deu início a famosa tradição natalina de representar em nossas casas, através de imagens, o nascimento do menino Jesus. Em outras palavras, segundo Frei Ricardo Elvis Arruda Bezerra o presépio é uma demonstração de acolhimento que oferecemos a Deus.

‘’Aproximemo-nos do menino Jesus como Francisco e deixemos que nossos corações tornem-se uma manjedoura que acolhe o menino de Deus’’.

História:

Cerca de 15 dias antes do natal do ano 1223, na cidade de Greccio, Itália, Francisco de Assis havia acabado de chegar da Palestina. Enquanto caminhava pela região, sentiu que a paisagem lembrava muito a terra santa que visitou. Assim, teve a ideia de representar o nascimento do menino Jesus, a intenção era sentir e contemplar a chegada ao mundo do filho de Deus.

Com isso, Francisco pediu a um amigo, Giovanni Velita, Senhor de Greccio, que o ajudasse a preparar um local para encenar. Entre os preparativos estavam um boi, um burro, uma manjedoura e palhas. Finalmente, no dia 25 de Dezembro reuniram todos e levaram para uma pequena gruta, ali organizaram o boi de um lado, o burro de outro e a manjedoura com palhas ao centro. Nesse contexto, o povo da cidade estava presente junto com muitos de seus irmãos, acenderam tochas em clima de festa para realizar a celebração e sentir que Greccio tornou-se a nova cidade de Belém.

O Santuário de Greccio

O lugar da primeira encenação do presépio está de pé até hoje, a famigerada Gruta do Santuário, localizada na cidade de Greccio, na Itália. Lá se encontra uma arte medieval representando o presépio feito por Francisco de Assis. Ressalta-se que a obra é do século XIV e já sofreu algumas tentativas de restauração, mas se mantém em boa parte bem preservada. A pintura retrata São Francisco ajoelhado e o povo de Greccio atrás, seu amigo Giovanni Velita e sua esposa estão em destaque. Do outro lado, Maria amamenta o menino Jesus com a presença de Madalena, protetora dos eremitas. O santuário foi construído sobre a gruta sagrada do primeiro presépio, no ano de canonização de São Francisco, 1228 d.C. . Sua arquitetura é repleta de símbolos sagrados e tesouros históricos.

afresco presepio de greccio
Afresco Greccio . Fonte: site Vaticano.

A tradição

Na década de 1970 foi retomada a tradição de encenação do presépio em Greccio. Dessa forma, vem sendo realizada todos os anos a partir desta data do dia 24 de Dezembro a 6 de Janeiro. A tradição é feita totalmente com a ajuda voluntária dos cidadãos de Greccio. Nesse ínterim, o povo tem o costume de subir  a colina com tochas e vestimentas da época em direção a gruta, chamada Capela da Natalidade, onde é realizado o teatro do nascimento do menino Jesus exatamente como foi feito por São Francisco de Assis.

Representação Greccio;

A visita do Papa Francisco

O Papa Francisco já realizou duas visitas à gruta do presépio em Greccio, uma em 2016 e outra em 2019. No segundo ano de sua visita Francisco estava sobre o altar da capela, quando assinou a carta ‘’Admirabile signum’’ que significa ‘’Admirável Sinal’’. Sobretudo, a carta foi dedicada ao presépio com a intenção de expressar seu valor e significado.


“Com esta Carta, quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias de prepararem o Presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças…”

Papa em Greccio
Foto: Vatican Media via Reuters

O Museu Internacional dos Presépios

Localizado na cidade de Greccio, há 100 metros do centro histórico, expõe expressões artísticas de presépios de vários países, demonstrando a diversidade cultural e ao mesmo tempo a semelhança do amor a Cristo. Além disso, é possível admirar a estátua de São Francisco, que possui 5 metros de altura feita pelos artistas Santo Paolo Guccione e Guido Carlucci. O museu foi construído a partir da antiga igreja de S. Maria , do século XIII, e de outro edifício histórico.

https://www.summerinitaly.com/guide/international-museum-of-the-nativity

Veja também:

Compartilhar

Mais acessados

Marta Fadel é colecionadora de arte e advogada atuante nas áreas de direito empresarial e tributária com especialização em Processo Civil, Civil e Empresarial.

É membro conselho da OAB/RJ, exerce os cargo de diretora Curadora do Instituto Cultural Sérgio Fadel, membro do Conselho deliberativo do MASP, Membro conselho do MAM/RJ, Amigos da Pinacoteca e conselheira do Prêmio Pipa de artes plásticas no ano de sua fundação.

Siga-me

Principais artigos

Newsletter

categorias

Edit Template

© 2025 – Marta Sahione Fadel – Desenvolvido por Boost