Abigail de Andrade: A pintora premiada quando as mulheres eram proibidas na Escola de Belas Artes no Brasil –

No data da celebração do “Dia Internacional da mulher” foi feita uma linda homenagem a Abigail de Andrade uma artista brasileira , da cidade de Vassouras, estado do Rio de Janeiro,  que viveu durante o século XIX.
 A artista, Abigail de Andrade, que dentre suas obras pintou  a denominada  “A hora do pão”. Um dos quadros que deve ser sempre detidamente apreciado, por mostrar de forma evidente a característica de paralisar o tempo tão admiravelmente nele realizada. A Abigail de Andrade, apesar da obra curta – como não poderia deixar de ser – foi uma grande pintora, e companheira dum desenhista genial como o Angelo Agostini, além disso uma das grande figuras, através da imprensa litográfica, da campanha abolicionista.

– Marta Fadel

Leia na integra matéria de Camilla Veras Mota – @cavmota – Da BBC News Brasil em São Paulo  

Compartilhar

Mais acessados

Marta Fadel é colecionadora de arte e advogada atuante nas áreas de direito empresarial e tributária com especialização em Processo Civil, Civil e Empresarial.

É membro conselho da OAB/RJ, exerce os cargo de diretora Curadora do Instituto Cultural Sérgio Fadel, membro do Conselho deliberativo do MASP, Membro conselho do MAM/RJ, Amigos da Pinacoteca e conselheira do Prêmio Pipa de artes plásticas no ano de sua fundação.

Siga-me

Principais artigos

Newsletter

categorias

Edit Template

© 2025 – Marta Sahione Fadel – Desenvolvido por Boost